A primeira referência à Casa da Carreira como pertença da actual família data de 1894, aquando da realização de uma partilha amigável pelo seu proprietário, João de Carvalho, entre os filhos do seu primeiro casamento.
Desde então é conhecida a história da casa, sendo hoje pertença de um bisneto de João de Carvalho e Josefa da Conceição. A segunda esposa de João Carvalho ainda permanece na memória de vários habitantes da freguesia pois aí viveu até 1963.
No rés-do-chão da casa funcionou desde João de Carvalho uma mercearia, onde também se vendia vinho e se trocava milho por farinha.
A população guarda na memória o seu último morador sendo, por isso, também conhecida pela “Casa do Regedor”. Era um ponto de passagem obrigatório dos habitantes do lugar de Baceiros, quer pela sua função de venda, quer pela sua localização na “entrada do povo”, junto ao caminho público. Por sua vez, o caminho de acesso para o 1º andar era uma pequena carreira, nascendo assim o nome da casa “Casa de Carreira”.
Tendo perdido os seus moradores em 1976, chegou a 2000 num estado de abandono lamentável. Assim, em Agosto 2000, o seu actual proprietário inicia a recuperação deste património.
Como é do senso comum todos os turistas querem sentir a história dos locais por onde passam, mas agradecem e apreciam um nível de conforto mínimo. Neste sentido, foi uma preocupação constante, ao longo das obras de restauro, que o edifício não ficasse muito diferente da imagem que dele se guarda, não perdesse a sua traça, sem contudo descurar os aspectos relacionados com o conforto.
A sua decoração foi realizada, com os objectos recuperados da “antiga” casa e com algumas reproduções de modo a manter e repor, o mais possível, a atmosfera original da casa e a sua autenticidade.
O turista da Casa da Carreira saberá das alterações realizadas através de uma pequena exposição de fotos anteriores à sua recuperação. Estão, também, expostas fotos que permitem recuar no tempo e imaginar o seu quotidiano.
Ao turista da Casa da Carreira ser-lhe-á, ainda, fornecida literatura sobre a freguesia de Bustelo e a região da Serra do Marão para que possa desfrutar melhor, e de uma forma informada, de todas as belezas e prazeres que o mundo rural oferece.
No entanto, a verdadeira mensagem da Casa de Carreira será, sem dúvida, transmitida por cada uma das suas pedras, pedaços de madeira, objectos decorativos, cantos e recantos.
Sem comentários:
Enviar um comentário